Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Unemat participa da abertura do Literamérica</b>
Universidade participa com palestras de professores e estandes mostrando o trabalho da instituição
<b>Unemat participa da abertura do Literamérica</b>
21/09/2005 11:19:30
por Coordenadoria de Comunicação Social

Representantes de oito países do continente, 18 estados da federação e 76 municípios do estado compareceram à abertura oficial da Feira Sul Americana do Livro de Mato Grosso a Literamérica. Aproximadamente 500 pessoas, entre professores, escritores, editores, autoridades locais e estrangeiras, estiveram presentes ontem (20.09) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Em discurso de abertura do evento, o Governador Blairo Maggi, ressaltou a importância do Estado se estabelecer também como uma referência cultural. “Este evento é diferente dos que temos realizado no estado, nas áreas do turismo, empresarial e de agronegócio. É o primeiro realizado no estado, mas abre caminho para nos firmamos como uma referência nas artes e na cultura”, declara o governador.

No evento foram homenageados grandes autores: os poetas Manoel de Barros e Wladimir Dias Pino e o escritor Ricardo Guilherme Dicke. Eles receberam das mãos do governador um troféu simbolizando o reconhecimento dos mato-grossenses pela contribuição que deram à cultura e literatura do Estado e do País.

O Literamérica é mais do que uma feira. È um espaço para a troca de experiências e momento para se conhecer de perto novas culturas e estabelecer novos contatos. Os visitantes puderam conhecer de perto, um pouco da cultura mato-grossense, com a apresentação da tradicional dança ao ritmo do Cururu, Siriri.

Para Marilda Fátima Dias, coordenadora da Unemat Editora, “é um momento para divulgarmos na capital de Estado a produção cultural e acadêmica tão rica, construída na nossa Universidade”.

Até sábado (25.09), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fica com um 2 stands na Literamérica: uma da Unemat Editora e outra na área das Universidades, mostrando os principais projetos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e graduação.

Todo o continente está representado, pelo corpo diplomático e principalmente pela cultura. Entre livros raros e lançamentos, o público pode encontrar obras em promoção à preço popular e conversar com o próprio autor e pessoas que militam no meio cultural. “Nesses próximos dias, Mato Grosso é a capital nacional do livro”, como afirma o Secretário de Cultura João Carlos Vicente Ferreira.

A programação é extensa. Hoje, às 14h00, haverá palestra com o professor Roberto Baronas do Departamento de Letras de Unemat de Alto Araguaia. À noite, 20h00, A Unemat Editora lança a obra de Rubens de Mendonça.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada